Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Personalidade do bebê começa a ser formada no primeiro mês de vida, apontam especialistas

Personalidade do bebê começa a ser formada no primeiro mês de vida, apontam especialistas
Compartilhe!

Saiba quais são os traços de personalidade mais comuns e como identificá-los


As características comportamentais nascem junto com a criança ou são adquiridas ao longo da vida? 

A revista científica americana, Frontier in Psychiatry revelou que a personalidade começa a ser formada desde o primeiro mês de vida e não depende de aprendizado ou experiências prévias. 

Foi constatado que as conexões cerebrais referentes à área comportamental e cognitiva humana existem desde o nascimento, ou seja, traços de personalidade já existem no recém-nascido.

A criança já mostra personalidade antes do parto? 

Alguns especialistas defendem que quando o bebê costuma se movimentar mais frequentemente na barriga da mãe, geralmente demonstra que será uma criança mais ativa, assim como o contrário.

Muito de como o bebê é já se mostra nos primeiros momentos de vida e logo depois que nascem, quais os parâmetros para que os pais possam identificar os principais traços de personalidade? 

A loja infantil, Datitia, especialista no universo infantil e da maternidade, apresenta a seguir alguns dos principais traços de personalidade que a criança pode apresentar. 

Qual é o perfil de personalidade do seu bebê? 

O bebê, desde quando nasce já demonstra traços de personalidade, como identificá-los? Vamos aos principais

Traço ativo

Essa é uma característica presente em bebês que sempre estão se movimentando. Eles têm o desejo de explorar e, nesses casos, os pais podem incentivar a criança por meio de brinquedos interativos seja em casa ou em parques. 

Essas crianças estão comumente focadas em tocar em algo e geralmente essa é uma personalidade que leva os pais a ficarem sempre de olho no que a criança está fazendo.

No momento do sono, é importante apostar no relaxamento, já que essa criança tem mais dificuldade de “desligar”, apostar em músicas tranquilas, em histórias e massagens é um bom caminho.

Traço sensível

O bebê com esse traço de personalidade costuma ser afetado pelo ambiente. São crianças que reagem ao que acontece, seja ficando chateadas com determinado barulho, seja quando algum objeto na roupa está provocando algum incômodo, etc.

Os pais precisam ficar atentos aos sinais que o bebê apresenta. A sensibilidade torna a criança muito mais consciente de tudo o que está acontecendo. É importante evitar o que o leva ao estresse. 

Não se pode retirar os estímulos, mas trabalhar algumas estratégias, como por exemplo, expor a criança a novidades, se ela não gosta de determinada música, apresente outras, com alguma ela irá interagir de maneira mais calma e por aí, vai.

Traço agitado

A sensação que os pais podem ter é a de que o bebê agitado nunca está feliz. Eles são mais intensos em suas expressões, costumam ficar bravos quando não dormem, se recusam a determinados alimentos, etc.

Esses bebês demandam uma rotina e geralmente eles têm um funcionamento muito próprio, mas é fundamental apresentar aos poucos novas possibilidades para que possa desenvolver novas competências sociais e cognitivas. 

Se ele demonstrar irritação ao sair, por exemplo, apresente um objeto que faça com que se sinta mais tranquilo, como um bichinho ou qualquer brinquedo que ele goste. 

Traço tranquilo

Esses bebês são os “tranquilinhos”, que os pais precisam se certificar se estão bem por passarem mais tempo quietos, observando ou se entretendo sozinhos. 

A tendência nesses casos é que a criança se adapte com mais facilidade a coisas novas, mas ainda assim, é necessário construir uma rotina. 

Esse traço de personalidade pode fazer com que os pais deixem a criança mais sozinha, afinal, ela demonstra não precisar muito dos pais, se distraem facilmente com um brinquedo, com um livro, etc., mas ainda assim, estabeleça interação, converse com ela, estimule-a. 

Qual o traço de personalidade predominante no seu bebê? 

Por Daiana Barasa

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...