Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Mauro inaugura quartel do Batalhão de Emergências Ambientais em Mato Grosso

Mauro inaugura quartel do Batalhão de Emergências Ambientais em Mato Grosso
Compartilhe!

O governador Mauro Mendes entregou, hoje, a nova sede do Batalhão de Emergências Ambientais que reforçará o trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado, é equipado com recursos tecnológicos de monitoramento via satélite, capazes de identificar focos de calor e detectar incêndios nos biomas mato-grossenses Pantanal, Cerrado e Amazônia. Foi cerca de R$ 1 milhão em investimentos, o quartel tem 2.3 mil  m² de área construída,  20 salas distribuídas no prédio, auditório com capacidade para 50 pessoas e garagem coberta para o estacionamento da frota de viaturas.

O prédio é do Governo Federal e estava desativado. O local foi cedido ao Corpo de Bombeiros, gerando economia aos cofres públicos, e toda estrutura passou por reforma geral, com recursos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Segurança Pública, em parceria com Programa REM, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira, Tribunal Regional do Trabalho, Sétima Vara Criminal de Cuiabá do Tribunal de Justiça do Estado.

“Esta unidade é fundamental para preservar o patrimônio ambiental e, acima de tudo, aplicar a legalização. Esse batalhão tem tecnologia, profissionais capacitados e habilitados para que em um tempo muito curto nós possamos detectar algum tipo de crime ambiental, principalmente queimadas”, destacou o governador.

A partir desta hoje estão proibidas as queimadas no Estado até o dia 30 de outubro. “É uma unidade muito importante que faz o trabalho da preservação ambiental, tanto na questão dos incêndios florestais, como outras ocorrências. O governador Mauro Mendes esteve aqui no início das obras e disse que empenharia esforço do Governo para reformar esse prédio justamente para que tivéssemos um espaço para abrigar nossos militares e equipamentos”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

“Com a nova sede, vamos poder ampliar todas as ações que nós já fazemos. Temos quatro fases distintas – prevenção, preparação, resposta e responsabilização – e com essa sede vamos conseguir fazer o monitoramento de todo o estado na Sala de Situação”, acrescentou a comandante do batalhão ambiental, tenente-coronel Juscely Rodrigues Marques.

Participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a secretária de Comunicação, Laice Souza, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, e o diretor-geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Okada.

Além da entrega da unidade, houve durante a manhã a promoção de 148 militares que alcançaram ascensão na carreira. O governador Mauro Mendes parabenizou os profissionais e o trabalho que desempenham

Fonte: Só Notícias
Artigo Original em > www.sonoticias.com.br

LIVE OFFLINE
track image
Loading...