Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Superlua de Morango aparece hoje: mais próxima da Terra

Superlua de Morango aparece hoje: mais próxima da Terra
Compartilhe!

A Superlua de Morango aparece nesta terça-feira, 14, a noite e será a maior e mais brilhante já a partir das 18 horas, logo após o pôr do sol.

O ápice ser por volta das 0h – da madrugada de terça para quarta-feira, 15, quando ela estará mais próxima da terra, e poderá ser observada a olho nu.

A lua estará 14% maior e coincide com o seu perigeu, ou seja, quando a Lua atinge seu ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.

Uma boa notícia é que o fenômeno se repete em julho, quando teremos outra superlua no dia 13.

Lua de Morango

O nome “Strawberry Moon” (superlua de morango) tem sido usado por tribos nativas americanas de Algonquin para marcar o amadurecimento de morangos prontos para serem colhidos em junho, de acordo com o Almanac.

“O nome está ligado à agricultura do Hemisfério Norte, atribuída à época do ano em que povos antigos que viviam onde hoje são os Estados Unidos e o Canadá viam os morangos florescerem”, afirma a astrofísica Beatriz Garcia, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet).

“Tudo é questão de uma coincidência de ciclos”, disse Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, professor do departamento de astronomia da Universidade de São Paulo (USP), ao portal National Geografic Brasil.

A distância da lua para os observadores será de 357 mil km, no momento em que ela nascer e a menor distância deve ficar em torno de 352 mil km.

Uma dica para observação é ir para um local com pouca luz a partir das 21 horas.

Com informações da Axios e da Isto É

Só Notícia Boa
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...