Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Projeto de robótica espacial avança nas escolas municipais de Sinop

Projeto de robótica espacial avança nas escolas municipais de Sinop
Compartilhe!

O projeto de robótica espacial implantado nas escolas municipais, pela prefeitura, tem despertado interesse cada vez maior de alunos. As crianças têm aulas, uma vez na semana, e alguns alunos já começaram a colocar em prática os projetos. O município foi referência nacional com a formação de robótica espacial, na ExpoDubai 2020, que aconteceu em outubro do ano passado.

O projeto é realizado nas 17 unidades de ensino fundamental, com 10 mil alunos. Os alunos da escola Silvana já estão avançados na fase de controlar “Rovers” robôs, através dos celulares. Eles têm disponíveis notebooks com software instalado para impressão dos seu próprio “robô avatar”.

As escolas receberam licenças para utilizar a plataforma educacional nos aparelhos dos alunos. Além das ferramentas interativas, as crianças têm todas as informações necessárias sobre a missão Artemis, da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço, NASA (sigla em inglês), que é o fundamento do aplicativo para o ensino da robótica.

“Tínhamos uma expectativa, que os alunos em casa eles pudessem utilizar do celular, tablet, computadores, para concluírem essa primeira fase da robótica”. “Vimos que eles conseguem desenvolver melhor dentro da sala, com o auxílio do professor. Então, demos uma pequena pausa, está se desenvolvendo mais dentro do espaço escolar”. A expectativa, é que até o início do segundo semestre do ano, todos os alunos tenham concluído a primeira etapa do curso. A segunda etapa consiste na implantação do centro de inovações tecnológicas e sala maker”, explicou ao Só Notícias, a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato.

“Estamos em um era digital, então nós enquanto área educacional, temos que ir de encontro com aquilo que nossas crianças estão vivenciando hoje. O curso de robótica espacial vai além do ensino de português, matemática, ele entra em todas as áreas de ensino. O aluno tem uma interface, em que entrelaça todas as disciplinas e aprende junto com a era tecnológica, se tornando assim uma aula mais atrativa e dinâmica para eles”.

A secretária explica que o projeto era uma das metas da gestão do prefeito Roberto Dorner, que decidiu por ampliar investimentos na área tecnológica da educação do município. “Hoje em dia não dá para falar de educação, sem falar de tecnologia”. A pretensão é que assim que seja iniciada a segunda etapa do projeto, sempre estejam disponíveis inovações para que assim, os alunos possam realizar projetos e com eles, levarem o nome de Sinop como referência cada vez mais, no campo da tecnologia”, concluiu.

Fonte: Só Notícias
Artigo original em > www.sonoticias.com.br

LIVE OFFLINE
track image
Loading...