Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Justiça por Genivaldo! 22 mil pessoas já assinaram petição em ato solidário

Justiça por Genivaldo! 22 mil pessoas já assinaram petição em ato solidário
Compartilhe!

Justiça por Genivaldo! Diante da indignação das imagens brutais e covardes que mostraram Genivaldo de Jesus Santos sendo asfixiado com gás lacrimogêneo dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, em Sergipe, a sociedade não se cala e já está reagindo.

Uma mobilização na internet, para exigir “Justiça por Genivaldo!” está unindo milhares de pessoas em um grande ato de solidariedade.

A mobilização está na petição lançada um dia depois do crime, na plataforma Change.org. Criada pela Coalizão Negra por Direitos – grupo que une organizações, entidades e coletivos do movimento negro brasileiro – a petição já engajou mais de 22 mil assinaturas em apenas quatro dias. Para assinar clique neste link.

“Os policiais colocaram um homem negro numa câmara de gás, a céu aberto, em plena luz do dia. Isso é inadimissível!”, protesta a Coalizão. “Não podemos tolerar que pessoas negras sejam torturadas e mortas todos os dias em nosso país. Basta de impunidade, tortura e genocídio”, acrescenta o movimento no abaixo-assinado que segue aberto e em crescimento.

Ainda na petição, a Coalizão Negra Por Direitos diz que está denunciando ao Ministério Público Federal e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos o assassinato de Genivaldo, solicitando um posicionamento e atenção dos órgãos sobre as violações praticadas pelas instituições de segurança pública, com foco nas práticas de tortura e consequente assassinato.

Mensagens de protesto e resistência

Na página do abaixo-assinado, multiplicam-se mensagens de protesto e de resistência diante do caso. As pessoas que se unem ao grito de solidariedade e de justiça não apenas assinam a petição, mas também deixam seus comentários de desabafo e reivindicações.

Alguns se posicionam contra a violência, pedem o fim da impunidade e clamam por justiça ao povo negro. Outros lembram que é preciso “lutar por um mundo mais justo e pessoas mais humanizadas” e que a violência deve ser combatida “com todas as nossas forças”.

Uma das cidadãs que se engajaram à mobilização deixou uma mensagem reforçando seu posicionamento contra as agressões e pedindo que as pessoas se amem mais e tenham mais compaixão, humildade e sabedoria. “Sonho com que todos nós possamos ter o direito de ir e vir com respeito e dignidade independente de cor, opção sexual, classe social”, pontua.

O caso

Na última quarta-feira (25), Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, transitava sem capacete e de motocicleta, na cidade de Umbaúba, em Sergipe, quando foi abordado por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal. Sem entender o que estava acontecendo, ele foi imobilizado e agredido pelos agentes, que em seguida o colocaram dentro do porta-malas da viatura.

Logo depois, os policiais jogaram uma bomba de gás dentro do compartimento e fecharam o porta-malas, enquanto Genivaldo se contorcia tentando respirar. A vítima sofria de esquizofrenia, estava em tratamento e levava nos bolsos cartelas do medicamento que usava há 20 anos.

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou a morte de Genivaldo por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. O caso está sendo investigado por meio de um inquérito e os policiais envolvidos no caso foram afastados das funções nas ruas.

A voz do povo

O abaixo-assinado permanece aberto, na plataforma Change.org, e está sendo utilizado pela população como instrumento de protesto e de transformação da indignação em ação.

Em 2020, uma petição criada por uma adolescente americana reuniu quase 20 milhões de assinaturas em uma mobilização por justiça a George Floyd. A campanha tornou-se a maior de toda a história da plataforma no mundo, ajudando a amplificar a voz do povo e a pressionar as autoridades por justiça. O Brasil foi o 4º país mais engajado no abaixo-assinado, que foi traduzido para diferentes idiomas e divulgado por cidadãos e celebridades em diversos países.

Mobilização reuniu mais de 20 mil apoiadores em 4 dias - Foto: Reprodução/Change.org

Mobilização reuniu mais de 20 mil apoiadores em 4 dias – Foto: Reprodução/Change.org

Matéria produzida em parceria com Change.br

Só Notícia Boa
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...