Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Rússia pede que Polônia se desculpe após embaixador ser atingido por tinta vermelha

Rússia pede que Polônia se desculpe após embaixador ser atingido por tinta vermelha
Compartilhe!

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Rússia exigiu nesta quarta-feira (11) um pedido formal de desculpas da Polônia, após seu embaixador ter sido alvo de manifestantes que o cobriram com tinta vermelha, em Varsóvia. O protesto ocorreu há dois dias, enquanto o diplomata depositava flores no cemitério militar soviético.

Na segunda (9), os russos celebravam o Dia da Vitória, feriado cívico mais importante do país e dedicado às memórias de soldados comunistas que ajudaram a derrotar os nazistas na Segunda Guerra.

“A Rússia espera um pedido oficial de desculpas da liderança polonesa em conexão com o incidente e exige que a segurança do embaixador russo e de todos os funcionários de instituições estrangeiras russas na Polônia seja garantida”, disse o Ministério das Relações Exteriores do país. O representante polonês em Moscou também foi convocado pela diplomacia russa.

Sem falar sobre a exigência de Moscou, nesta quarta o chanceler Zbigniew Rau defendeu que diplomatas estrangeiros tenham direito a proteção em Varsóvia, “por mais que sintamos necessidade de discordar da política do governo que ele representa”. Ele destacou que seu governo avisara Serguei Andreev sobre a possibilidade de protestos na cerimônia.

O governo polonês ainda ressaltou que na tarde desta quarta tinta vermelha foi espalhada na entrada da embaixada da Polônia em Moscou.

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...