Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Prefeito sinaliza implantar em Sinop usina verde com soluções sustentáveis para lixo orgânico

Prefeito sinaliza implantar em Sinop usina verde com soluções sustentáveis para lixo orgânico
Compartilhe!

O prefeito Roberto Dorner fez visita técnica a uma usina verde sustentável em Campinas (SP) que realiza a compostagem de troncos, galhos, palha de grama, frutas e verduras descartadas e lodo, de tratamento de esgoto.  Ele manifestou a intenção é implantar projeto semelhante em Sinop. “Vamos estudar a ideia porque temos, diariamente, um grande volume desses materiais sendo descartados sem tratamento. E a compostagem é uma boa alternativa, por isso fiz questão de vir pessoalmente conhecer o formato de trabalho que a prefeitura de Campinas está realizando”, disse Dorner.

O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, explicou para Dorner  os resultados positivos do projeto e aspectos técnicos de funiconamento. “A compostagem oferece muitas vantagens ao município. Temos um custo evitado nesta usina, com aterro, de um milhão de reais por mês. Além de deixar de gerar gás metano, que é o principal e mais agressivo gás do aquecimento global, porque na compostagem gera-se o gás carbônico, que é 20 vezes menos agressivo que o gás metano. Com isso, estamos dando uma lição de educação ambiental para o Brasil, mostrando que qualquer cidade pode ser sustentável e inteligente”.

Na usina, 100% do lixo “verde” é transformado em adubo orgânico. O fertilizante pronto é comercializado e também usado nas áreas verdes, como praças, parques e bosques da cidade. No mesmo dia, Dorner aproveitou a viagem para conhecer o Ecoponto – Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis, do município de São Paulo. Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás, e outros), poda de árvore e resíduos recicláveis. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de material. A ideia pode ser a solução para acabar com os descartes irregulares de Sinop, informa a assessoria.

Fonte: Só Notícias
Artigo Original em > www.sonoticias.com.br

LIVE OFFLINE
track image
Loading...