Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Homem morre após ingerir ‘nabo do diabo’ na Galiza

Homem morre após ingerir ‘nabo do diabo’ na Galiza
Compartilhe!

Um homem de 37 anos, de nacionalidade colombiana, morreu, em dezembro, após ter ingerido o ‘nabo do diabo, um tubérculo perigoso típico do norte de Espanha. De acordo com o jornal Cadena Ser, o homem poderia ter confundido a planta com mandioca.

A morte levou o Tribunal de Primeira Instância e Instrução n.º 2 de Betanzos a enviar na segunda-feira, dia 9 de maio, uma carta à Câmara Municipal de Bergondo para alertar os moradores para o perigo deste tubérculo.

Fontes municipais de Bergondo aconselharam os habitantes, através de uma publicação no Twitter, a evitarem comer o tubérculo Oenanthe SPP (X 49 CIE 10).

O que é o ‘nabo do diabo’ e por que é que é perigoso?

É tecnicamente conhecido como OENANTHE SPP (x 49 cie 10), e é uma planta da família Apiaceae. A planta venenosa é comum ser encontrada em estado selvagem junto às margens de rios ou prados no norte de Espanha, como Astúrias ou Galiza, bem como na bacia mediterrânea. 

É parecido com um nabo e tem um tubérculo amarelo, sendo esta a parte da planta potencialmente perigosa. Este tubérculo contém uma neurotoxina extremamente tóxica, a enantotoxina, que ataca diretamente o sistema nervoso central e produz sintomas como convulsões, parada respiratória, pupilas dilatadas e morte rápida em adultos.

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...