Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Sema promove curso de Descentralização de Gestão Ambiental para 52 municípios de MT

Sema promove curso de Descentralização de Gestão Ambiental para 52 municípios de MT
Compartilhe!

Sema promove curso de Descentralização de Gestão Ambiental para 52 municípios de MT

O aperfeiçoamento encerra nesta sexta-feira com a participação de aproximadamente 160 técnicos municipais


Renata Prata

| Sema/MT

Curso descentralização Sema-MT – Foto por: Sema-MT

Curso descentralização Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou o Curso de Descentralização de Gestão Ambiental no município de Sinop (470 km ao Norte da Capital). O aperfeiçoamento para atividades sob análise dos municípios, que iniciou na quarta (27.04) e se encerra nesta sexta-feira (29.04), de forma presencial, tem a participação de 52 cidades e aproximadamente 160 inscritos.

O público do curso é composto por gestores e técnicos dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente e dos Consórcios Públicos Intermunicipais habilitados, ou em processo de habilitação, e que executarão atividades de licenciamento, monitoramento, fiscalização e educação ambiental de competência municipal.

A Superintendente de Atendimento, Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, destaca que o curso é importante por treinar técnicos municipais para o licenciamento de baixos e médios impactos locais. “O curso ensina esses técnicos a fazer o licenciamento ambiental de maneira correta e tira da Sema parte destes processos de licenciamento tornando o serviço mais rápido e eficaz”.

Capacitação 

A capacitação ocorreu acontecendo na Câmara Municipal de Sinop e é coordenada pela Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão e pela Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, com apoio da Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis/Sema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sinop. O aperfeiçoamento também tem o apoio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) e da Diretoria da Unidade Desconcentrada de Sinop da Sema-MT – DUD-Sinop.

O curso visa cumprir o disposto no Art. 14 da Resolução 41/2021-Consema/MT que estabelece que “caberá ao Órgão Ambiental Estadual criar Programa de Capacitação para os gestores municipais, com o objetivo de orientar e dar apoio técnico para ações administrativas de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental”, em consonância com a Lei Complementar nº 140 de 08/12/2011.

Entre os conteúdos abordados estão a análise de PEF para instalação dos empreendimentos; geração/subestação/linha de transmissão; transporte/todas/resíduo/perigosos/limpa fossa; irrigação; picador móvel; pátio de descontaminação; rampas fluviais/tablados/estruturas flutuantes; mineração; piscicultura em tanque rede/criação em rios; fiscalização/abordagem/procedimentos/embargos.

 

C

Read More
Governo do Estado de Mato Grosso

LIVE OFFLINE
track image
Loading...