Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Gilberto Figueiredo destaca ações inclusivas voltadas a pessoas com deficiências

Gilberto Figueiredo destaca ações inclusivas voltadas a pessoas com deficiências
Compartilhe!

Em evento realizado no final da última semana, os alunos da associação realizaram apresentações de danças regionais e desfile de moda

 O ex-secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo, participou da comemoração do aniversário de 22 anos da Associação de Deficientes de Campo Novo do Parecis (ADCanp). O evento tem como objetivo, além de comemorar a data, oferecer um atendimento exclusivo para pessoas com deficiência para emissão do RG, em Campo Novo do Parecis (401 km da capital). 

Realizado no final da última semana, dentre as atrações, os alunos da associação realizaram apresentações de danças regionais, desfiles de moda e ainda receberam das mãos do prefeito da cidade, Rafael Machado, um carro zero quilômetro. 

“É uma grande satisfação participar deste evento. Todos nós temos fragilidades internas que não conseguimos perceber o quanto nós devemos e temos uma dívida com as ações inclusivas no nosso Estado. Comemorar 22 anos é importante. Mas, é mais importante também, pensar em políticas públicas de inclusão. E nesse campo, na nossa gestão na SES junto ao governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia, sempre houve um grande esforço para mudar o histórico desse cenário”, destaca Gilberto.

“Nós não queremos que nenhum cidadão que precisa de uma cadeira de rodas fique sem, e conseguimos entregar mais de 3 mil cadeiras em todo o estado. A mesma ação que fizemos com aparelhos auditivos, distribuímos mais de 5 mil para os que necessitam. Foi um investimento robusto do governo, e posso garantir que foi ofertado o que tem de melhor à disposição para esse público. E vamos continuar com esse ciclo virtuoso de crescimento e melhoria nas ações sociais no nosso estado”, completa.

O presidente da ADCanp, Judimar Coringa, descreveu a sensação de poder comemorar mais um ano de associação. “Hoje nós podemos estar abraçando a causa e incluir as pessoas de verdade. E todos os envolvidos nunca mediram esforços e acreditaram nesse projeto. Incluir é preciso, mas se hoje podemos comemorar 22 anos é porque acreditamos em um sonho que hoje vivenciamos”, lembrou Judimar. 

Conforme previsto na Lei 11.133/2005, pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. Enquadram-se nas categorias a deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla.

O evento é uma realização da Superintendência Estadual de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência da Casa Civil-MT, e conta com a parceria da Politec, Prefeitura de Campo Novo do Parecis, e demais órgãos públicos, que durante a programação ofertarão serviços de cidadania, além de atividades esportivas, palestras e apresentações culturais voltadas ao público específico.

Da Assessoria

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...