Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Sema notifica Usina Hidrelétrica por morte de peixes no Manso

Sema notifica Usina Hidrelétrica por morte de peixes no Manso
Compartilhe!

Sema notifica Usina Hidrelétrica por morte de peixes no Manso

UHE do Manso deve apresentar relatórios de manobras recentes dos geradores e retirar peixes mortos do Rio


Lorena Bruschi

| Sema-MT

Peixe morto no reservatório do Manso – Foto por: Sema-MT

Peixe morto no reservatório do Manso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) autuou, na manhã deste sábado (30.04), a Usina Hidrelétrica (UHE) de Manso, após terem sido detectadas mortes de peixes no local. O empreendimento ainda foi autuado por não ter comunicado a Sema sobre a ocorrência.

A fiscalização ocorreu após a Sema receber, nesta sexta-feira (29.04), denúncias sobre a morte de peixes no reservatório de Manso. No local, os técnicos constataram a morte dos peixes e identificaram marcas de traumas nos corpos dos animais, como falta de escamas, e animais sem cabeça. 

Os exemplares encontrados pela fiscalização levam a crer que um erro de manobra nos geradores da Usina ocasionou a morte dos peixes por dilaceração. Isso deve ser checado após a análise técnica dos relatórios fornecidos pelo empreendimento.

Foi determinado que o empreendimento apresente relatórios das manobras recentes dos geradores, e que eles recolham os peixes mortos do Rio Manso. Não é possível determinar a quantidade de peixes mortos, mas a espécie mais afetada foi a curimbatá (Prochilodus Lineatus).

Manobra no Manso

A Usina possui quatro geradores, e acionar ou desligar algum deles é considerada uma manobra. Quando um gerador que está desligado e vai ser acionado, é necessário que as comportas não sejam abertas para a entrada de peixes, e os geradores devem ser acionados sem os animais dentro. A fiscalização acredita que este “resgate” de fauna, que garantiria a segurança dos peixes, não foi realizado adequadamente. 

 

C

Read More
Governo do Estado de Mato Grosso

LIVE OFFLINE
track image
Loading...