Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Sobrevivente da chacina da Candelária se torna artista plástica de fama mundial

Sobrevivente da chacina da Candelária se torna artista plástica de fama mundial
Compartilhe!

De sobrevivente da chacina da Candelária a artista de reconhecimento internacional.

Em 1993, o Brasil se comovia com o massacre que marcou as escadarias da Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro (RJ), com o assassinato de oito crianças que dormiam na rua. A artista plástica Elenice Nogueira morava na rua quando aconteceu a chacina e escapou por pouco desse episódio horrível da história do Brasil, que completará 29 anos em julho.

“Estava há poucos metros dali. Conhecia as vítimas e ainda tenho contato com alguns sobreviventes, mas não deixei esse episódio me derrubar”, afirmou. Hoje, Elenice tem obras espalhadas pelo mundo e até já foi convidada especial da Casa Branca nos EUA. Conheça a história dessa vencedora!

Como foi parar nas ruas

Aos 15 anos, Elenice perdeu o pai para o derrame. A morte de seu grande amigo fez com que ela procurasse as ruas para fugir da sua dor.

“Fiquei revoltada com a morte do meu pai porque éramos muito amigos. No dia do enterro, em Irajá, quando o vi, fiquei desestabilizada e saí correndo. Peguei um ônibus atrás do outro e não queria mais voltar para casa. Larguei estudos, cursos, tudo”, contou.

Como a relação dela com a mãe era bem conturbada, Elenice passou a dormir no Aterro do Flamengo, na zona sul. “Meu pai levava muita a gente ao Monumento dos Pracinhas para ver os barcos ancorados”, lembra.

Medo de dormir nas ruas

Elenice contou que andava com o grupo da Candelária, mas como criavam muitos problemas com os lojistas, preferia andar e dormir sozinha.

“Nunca consegui relaxar, deitar e dormir por medo de tomar uma tijolada na cabeça ou dos anjos da noite, que eram seguranças da rua que davam porrada à toa”.

Na hora em que aconteceu a chacina da Candelária, Elenice estava a poucos metros, conversando com os taxistas do aeroporto Santos Dumont.

“Quando cheguei, vi a movimentação da polícia e fui embora porque percebi o terror e fiquei com medo que dissessem que eu fazia parte do grupo assassinado”.

A virada na vida veio com uma ajuda especial

Elenice cresceu fazendo aulas de músicas e participando de projetos sociais. Mas, com a morte do pai, largou tudo.

Porém, sua vida ganhou uma nova chance ao conhecer uma jornalista alemã, a Astrid Prange, que passou a dar aulas de violino para ela. Ela ainda pagou um curso de desenho e fez a jovem voltar a estudar.

“Graças a Deus participei de projetos sociais até a quinta série. E estudei em uma escola municipal em Acari onde se ensinava técnicas agrícolas e comerciais, artes industriais, educação para o lar e artes. Por isso, nunca fiz nada errado. Até na antiga Funabem (Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor), onde fiquei por oito meses, estudei. Fiz cursos como lapidação em pedra. E nunca sofri violência”.

Universidades renomadas

Depois que retomou o rumo da vida, Elenice passou em Artes Plásticas e História da Arte na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ela também estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e se tornou assistente do artista plástico Orlando Mollica.

Hoje ela vive da arte!

“Apesar de tudo, hoje consigo me sustentar com a minha arte. Ilustrei incontáveis livros, e tenho um publicado, “O velho tênis novo”, que já ficou entre oito obras de autores negros mais vendidas no Brasil”.

Que história e que virada! Veja a importância de ter uma nova chance, uma oportunidade!

Com informações de Portal Geledés

Só Notícia Boa
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...