Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Mato Grosso tem mais mercados internacionais para vender carne, prevê presidente da Acrimat

Mato Grosso tem mais mercados internacionais para vender carne, prevê presidente da Acrimat
Compartilhe!

“Estamos começando um novo ano. Depositamos toda nossa confiança nesse ano, já que começamos bem. A China suspendeu o bloqueio um pouco antes do Natal e acreditamos que isso venha a refletir em toda nossa rentabilidade, já que o Brasil abriu novos e importantes mercados, como Estados unidos, Rússia e quase todo o sudeste asiático. Agora temos mais opções para escoar nosso produto mundo afora, além de atender nosso mercado interno, que consome 70% da nossa produção”. A projeção é do presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro Júnior, com a retomada das exportações de carne bovina para a China, em meados do mês passado, que movimentou o setor pecuário no final do ano.

Oswaldo acrescenta que o retorno do comércio para o país asiático, aliado aos novos mercados que o Brasil conquistou, como Estados Unidos e Rússia, devem fortalecer a atividade pecuária esse ano. Sendo assim, o ano de 2021 não será parâmetro, uma vez que o cenário de pandemia já estará sob controle com o advento das vacinas e o mercado deve ser um pouco mais regulado com as intenções de venda baseado na relação entre “oferta e demanda”, apesar da previsão de aumento da inflação.

A expectativa é de que este ano, com a consolidação do retorno da comercialização junto ao mercado chinês, ocorram menores variações nas cotações do boi gordo ante o momento observado em 2021. Porém, por se tratar de um ano de eleições majoritárias, a atenção aos preços deve ser redobrada.

Além disso, é esperado um leve acréscimo na oferta de bovinos fêmeas ao abate, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o que indica um início de inversão de ciclo para a pecuária e, como consequência, os preços do bezerro tendem a ser pressionados, já que são dois anos de retenção de matrizes no Estado.

Outro ponto que também merece atenção do produtor neste ano é o acompanhamento e planejamento do custo em relação aos ganhos, especialmente devido às eleições majoritárias – o que pode deixar o mercado muito restrito a grandes negociações.

“Além dos aspectos de mercado, o produtor teve ficar atento esse ano, por conta das eleições, que podem provocar muitas variações nos preços durante todo ano. O produtor deve se atentar a esse fato, principalmente, no segundo semestre. Os preços dos insumos ainda devem permanecer altos, obrigando o produtor a fazer sempre suas contas, seja na compra, seja na venda de sua produção”, enfatizou o presidente, através da assessoria da Acrimat.

Agronotícias – Só Notícias
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...