Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Decreto determina percentual de compensação financeira que será destinado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos

Decreto determina percentual de compensação financeira que será destinado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos
Compartilhe!

Decreto determina percentual de compensação financeira que será destinado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos

O recurso é proveniente de compensação financeira de aproveitamentos hidroenergéticos e exploração de petróleo, gás natural e recursos minerais


Renata Prata

| Sema/MT

Cocalinho MT – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Cocalinho MT

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) teve dispositivos alterados pelo Decreto nº 1198, de 10 de dezembro de 2021, que foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (13.12). Foram estabelecidos percentuais de compensações financeiras, recebidas pelo Estado, que serão parte dos recursos do Fundo.   

Pelo novo Decreto, passou a ser estipulado que 45% da compensação financeira que o Estado receber em decorrência dos aproveitamentos hidroenergéticos e 10% da compensação financeira pela exploração de petróleo, gás natural e recursos minerais constituirão recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. 

O Decreto anterior, nº 715, de 18 de novembro de 2020, que regulamenta o Fehidro previa já a transferência de recursos por meio da compensação financeira dos aproveitamentos hidroenergéticos e também da exploração de petróleo, gás natural e recursos minerais, porém sem estipular porcentagem. Contudo, para se adequar a Legislação, foi necessário definir estes percentuais.

Também teve alterações em parte das competências do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (CEHIDRO), que é o órgão deliberativo e normativo central do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Pelo Decreto atual, compete ao Conselho Estadual dos Recursos Hídricos estabelecer normas com definição de mecanismos e critérios gerais para análise pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) de programas e projetos de demandas externas induzidas ou espontâneas.

Outra competência do Cehidro, pela nova normativa, é aprovar os critérios de prioridades dos investimentos financeiros relacionados com os recursos hídricos e acompanhar sua aplicação.

 

 

C

Read More
Governo do Estado de Mato Grosso

LIVE OFFLINE
track image
Loading...