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Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

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Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Após usá-lo no Corolla GR de competição, a Toyota agora explora o GR Yaris como plataforma de teste para uso do hidrogênio como combustível, uma aposta do gigante japonês para dispor de uma alternativa à eletrificação.

Usando o famoso motor G16E-GTS, que passará a equipar também o GR Corolla hatchback, que estreará também nos EUA, a Toyota quer introduzir esse propulsor em automóveis logo mais.

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Com três cilindros, 1.618 cm³, turbocompressor e injeção dupla, o G16E-GTS sofreu modificações para usar o hidrogênio em forma gasosa, diferente da forma usada no Mirai, por exemplo.

Nesse caso, o Mirai utiliza hidrogênio líquido como reagente com oxigênio em células de combustível, produzindo uma carga elétrica armazenada em baterias ou usada direto na propulsão.

Já no GR Yaris, o protótipo utiliza o combustível como gás sob alta pressão, injetado nas câmaras de combustão para ignição, produzindo assim a energia térmica que moverá os três pistões.

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Com o hidrogênio em forma de gás, a combustão se dá muito mais rápida que na gasolina e torna o G16E-GTS mais responsivo ao pedal do acelerador.

Sem mudanças em relação ao ronco produzido, o GR Yaris Hydrogen marca o início dos testes nas ruas, já tendo sido provado nas pistas de competição do Japão.

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Para não depender exclusivamente da eletrificação, a Toyota aposta no hidrogênio como uma fonte importante para manter a produção de motores e uma indústria ameaçada.

A Toyota diz que está “refinando ainda mais suas tecnologias de motores a hidrogênio por meio do automobilismo e pretende atingir um modelo ainda melhor baseado em hidrogênio”.

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Para mercados como Europa, EUA e China, o uso do hidrogênio é uma alternativa interessante, mas em regiões como Brasil e Índia, a troca do mesmo pelo etanol deve ser considerada.

Ainda assim, serviria aqui como alternativa ao gás natural veicular, porém, o custo de obtenção do hidrogênio como combustível precisa ser menor que o do GNV.

 

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