Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Modernização da Central de Imunobiológicos melhora capacidade de armazenamento de vacinas

Modernização da Central de Imunobiológicos melhora capacidade de armazenamento de vacinas
Compartilhe!

Modernização da Central de Imunobiológicos melhora capacidade de armazenamento de vacinas

Investimento possibilitou ampliação do espaço físico em aproximadamente mil metros quadrados


Rose Velasco

| SES-MT

Governador Mauro Mendes entrega ampliação da Central de Imunobiológicos (Rede de Frio) – Foto por: Maike Toscano

Governador Mauro Mendes entrega ampliação da Central de Imunobiológicos (Rede de Frio)

O Governo de Mato Grosso entregou nesta quinta-feira (14.10) a estrutura ampliada da Central de Imunobiológicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), também conhecida como unidade central da Rede de Frio. O Estado investiu cerca de R$ 5 milhões na reforma e modernização da unidade.

A Central da Rede de Frio armazena imunobiológicos e insumos que são distribuídos para os 141 municípios do Estado.

“A exemplo do que fizemos aqui na Central, estamos modernizando todas as nossas unidades. Hospitais estão sendo ampliados e construídos. As unidades da capital, como o Hospital Adauto Botelho, estão sendo reformadas. Todas as unidades da saúde pública estadual estarão, até o final de 2022, em uma realidade física e estrutural bem melhor do que a realidade que nós encontramos no início de 2019”, destacou o governador Mauro Mendes.

A reforma da unidade possibilitou a modernização e ampliação do espaço físico em aproximadamente mil metros quadrados de estrutura. 

A Central de Imunobiológicos é responsável pelo armazenamento de vacinas, imunoglobulinas específicas, soros antiveneno e insumos como seringas, agulhas, gelox e caixas térmicas para transporte.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou que a Central armazena todas as vacinas que são utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização. “É uma melhora substancial para a nossa rede. Essa unidade da Rede de Frio realiza a distribuição de imunobiológicos e insumos para as 16 Regionais de Saúde e auxilia a execução das campanhas de imunização em todo o Estado. Aqui é feita a separação, embalagem e distribuição de todas as vacinas, além de soros antiofídicos e outros insumos de vacinação”, disse.

Durante a solenidade de inauguração da área ampliada da central de Imunobiológicos, o gerente do Programa Estadual de Imunização, Thiago Rondon, manifestou satisfação pelas medidas e ações realizadas pelo Governo do Estado no âmbito da Saúde.

“Ampliamos a capacidade de armazenamento e conservação em praticamente o dobro da capacidade anterior. Temos equipamentos novos e passamos a contar com um ultra freezer, que armazena a vacina da Pfizer contra o Covid-19 e aumenta a validade do imunobiológicos, uma vez que armazena o imunizante em menos 80ºC, garantindo todo o período da validade de fabricação dos frascos. Passamos a ter uma nova área administrativa, que melhora o espaço e contribui para o processo de trabalho. Esse investimento perene melhora o armazenamento e a conservação de todas as vacinas do calendário básico de rotina”, concluiu o gestor.

C

Read More
Governo do Estado de Mato Grosso

LIVE OFFLINE
track image
Loading...