Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

NIO: 504 estações e 4 milhões de trocas de bateria na China

Compartilhe!

NIO: 504 estações e 4 milhões de trocas de bateria na China

Era um projeto promissor para a Nissan, que arrastou a Renault para o empreendimento, capitaneado por Shai Agassi, milionário israelense que fundou a Better Place, cuja proposta era a troca de baterias de carros elétricos em estações automatizadas, feita em segundos.

Os japoneses adoraram a ideia, mas ela fracassou. Bem, pelo menos no Japão. Na China, a montadora NIO – que contrata a JAC Motors para produzir seus carros elétricos – apostou na ideia e já tem 504 estações de troca rápida e acumula 4 milhões de trocas de células de energia.

Embora seus carros elétricos não tenham autonomia tão limitada, com células de energia de 70 kWh a 150 kWh, além de alcance entre 300 km e 1.000 km, a NIO visualiza que nem todos os consumidores na China têm acesso ao carregamento público nas ruas e também a troca reduz o custo do carro.

Nesse caso, a NIO cobra aluguel das baterias removíveis e uma taxa de energia para carregá-las. Prática, a substituição da bateria ocorre em segundos, sendo feita como era na Better Place, mas nesse caso, com carros bem mais avançados que os Nissan de dez anos atrás.

A expectativa da NIO é ter até 2025, 4.000 estações em todo mundo, com 1.000 na China e muitas na Europa. Para difundir o sistema, a NIO está disposta a abrir a tecnologia para outras marcas. Para regiões com pouca infraestrutura e como forma de reduzir o preço dos carros, mediante o aluguel e recarga das células, a iniciativa é promissora.

Vendendo atualmente os modelos ES6, EC6, ES8 e ET7, a NIO é uma das marcas que alegam alcançar 1.000 km de autonomia em um carro elétrico. O fabricante de Xangai é um dos que estão entrando no mercado europeu através da Noruega e também com vistas ao mercado americano. Por ora, não há previsão de vir tão cedo ao Brasil.

© Noticias Automotivas. A notícia NIO: 504 estações e 4 milhões de trocas de bateria na China é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...