Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Projeto oferece apoio emocional gratuito para professores na pandemia

Projeto oferece apoio emocional gratuito para professores na pandemia
Compartilhe!

o projeto "Apoio Emocional" faz atendimento em grupo e individual para os professores - Foto: Pixabay

O projeto “Apoio Emocional”, criado pelas instituições Quero na Escola e Fundação SM, faz parte de algumas ações que surgiram ao longo dos meses para dar apoio psicológico a quem precisa.

A ideia é oferecer apoio emocional gratuito para professores neste período de pandemia. A meta é tratar traumas causados pelo prolongamento a pandemia, assim como orientar os educadores sobre como lidar com o luto, principalmente dos estudantes, neste período.

A primeira edição aconteceu em 2020 e chegou a atender 2 mil professores. A meta é superar esse número agora em 2021.

Atendimentos individuais e coletivos

Os psicólogos voluntários do projeto realizam atendimentos individuais e coletivos.

“Vivemos uma situação atípica neste momento, os professores sentem a angústia de não estar em sala de aula, de não acompanhar o desenvolvimento dos alunos, nem saber quais são as dificuldades de cada um”, explica Lia Gonsales, psicóloga voluntária no “Apoio Emocional”.

“Existe uma ideia errada de que o professor quer ficar em casa para não trabalhar, ao contrário, eles estão trabalhando três vezes mais, muitos usam os próprios celulares e computadores e levam pessoalmente atividades até a casa dos alunos”, completa.

Lia também comenta que há uma situação de vulnerabilidade muito mais aparente agora, por parte dos estudantes. Ela comenta que essa é uma das maiores preocupações dos professores hoje.

“Quando se está presente é possível ver se a criança tem alguma necessidade específica, se está precisando de uma blusa por exemplo, à distância já é mais difícil”, explica a psicóloga.

Após um ano de pandemia, os professores também precisam lidar com o luto.

“Estamos lidando com as perdas e com a insegurança, creio que toda a sociedade precisa ter empatia e não julgar os professores, que estão sendo muito massacrados neste momento, sofrendo diversas pressões, além de administrar questões próprias.”

Os interessados em receber ajuda ou atuar como voluntário no projeto devem se cadastrar pelo site do “Apoio Emociona”, neste link.

Lia Gonsales - Foto: arquivo pessoal
Lia Gonsales – Foto: arquivo pessoal

Com informações de Quero Escola.

O post Projeto oferece apoio emocional gratuito para professores na pandemia apareceu primeiro em Só Notícia Boa.

Saúde – Só Notícia Boa
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...